Como jogar o Cartola FC 2020

Publicado em 19/8/2020
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Após se adaptar para o ‘novo normal’ imposto pela pandemia de COVID-19, o Campeonato Brasileiro é mais uma das disputas esportivas que busca retomar as suas atividades. E juntamente com ela, se inicia mais uma temporada do Cartola FC, game que atualmente já conta com mais de 5 milhões de usuários.

Contudo, nem todos sabem como funciona o game. Confira abaixo as principais informações sobre o Cartola FC.

Continua depois da publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

O que é?

O Cartola FC é um jogo para celular ou PC, onde você pode escalar jogadores do Campeonato Brasileiro a cada rodada da competição. E depois de escalados, cada jogador recebe uma pontuação conforme suas ações em campo, que podem lhe acrescentar ou retirar pontos e, com isso, atualizar seu valor de mercado no game.

Objetivo

O objetivo principal do game é somar mais pontos para ser o melhor no ranking das Ligas em que se estiver participando. E além do título de campeão, o objetivo também pode ser levar uma grana. Isso acontece na versão PRO, onde os melhores cartoleiros podem ganhar prêmios em dinheiro ou ainda participar de sorteios que dão Vale-Compras, como é possível conferir ao final desta matéria.

Requisitos

Antes de mais nada, é preciso ter um celular ou PC com acesso à internet. Nenhum dos dois necessita ser um aparelho de última geração, já que o processamento do game não exige os mesmos esforços de um game pesado.

Começando a jogar

De posse de um dos dois, basta ir até a página oficial do game e criar um perfil como cartola. É nessa parte que você escolhe seu nome de Cartola, nome de time, time do coração e patrocinadores (o que lhe encaminha automaticamente para as Ligas organizadas por eles). O processo é rápido.

Imagem: Cartolafc
Imagem: Cartolafc
Você poderá personalizar um escudo para o seu time. A versão PRO tem mais opções, masa gratuita resolve isso sem grandes dramas. Imagem: cartolafc

Perfil feito e acordos fechados, o cartoleiro precisa ir até a página inicial do game para dar o pontapé inicial nas suas manobras financeiras. O jogador começa com C$100 Cartoletas, a moeda oficial do game. É com esse saldo que o jogador vai escalar seus atletas para cada rodada. É preciso escalar o time até uma hora antes do primeiro jogo da rodada começar.

Um dos destaques notáveis é que o jogo conta com um sistema de informação que aponta jogadores suspensos e contundidos. Assim, você não corre o risco de escalar um jogador que não irá a campo. Também é possível alterar sua formação de jogo, como 4-4-2, 3-5-2

Marcando pontos

A cada rodada, todos os jogadores que foram a campo na vida real recebem pontuações baseadas em suas ações durante as partidas (ex: gols feitos, chutes defendidos, roubadas de bola, faltas cometidas ou sofridas, cartões tomados, etc.). Essas ações em campo são chamadas de Scouts e são elas que geram a pontuação do seu time no game. Ao final da rodada, seu time terá uma pontuação que determinará o seu lugar nos rankings e nas ligas.

Quanto mais seus escalados mandarem bem, maiores serão os seus pontos.

Ganhando moral

De acordo com os critérios estabelecidos pelo game, a valorização de um jogador leva em consideração as seguintes ações:
• Sua pontuação da rodada;
• A média de pontuação dele ao longo do campeonato e a média de preços ao longo do campeonato, em relação à performance dos outros jogadores no mercado;
• Quantidade de cartoletas em circulação. Quando um jogador valoriza, isso significa que o seu valor aumentou. O contrário acontece quando ele desvaloriza.

É dessa forma que ocorre a variação no preço dos jogadores e no patrimônio dos cartoleiros.

Com quem jogar

É nas competições que você encontra suas Ligas e Desafios com seus amigos. As ligas são grupos de campeonatos que os cartoleiros participam para medir suas habilidades no Cartola FC. Elas são divididas em 4 categorias: Liga PRO, Ligas do Cartola, Liga Clássica e Liga Mata-Mata. Você pode saber mais sobre as diferenças entre elas aqui.

Premiações

Conforme dito acima, os participantes da Liga PRO concorrem a prêmios em dinheiro e mais. Confira a as oportunidades do Cartola PRO abaixo:

Custa algo?

Não. É possível brincar no game de maneira gratuita do começo ao fim. Contudo, existe a versão PRO, que dá ao jogador mais opções de escolha de personalização de uniforme e escudo, premiações em dinheiro, além de outras vantagens. Confira elas abaixo:

Leia também:

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio