Publicidade
Saiba mais

Desenvolvedora de GTA comenta sobre PS5 PRO e Xbox Series X/S PRO

A editora de Grand Theft Auto oferece um pouco de visão da indústria ao refletir a respeito dos rumores sobre as revisões de PS5 e Xbox Series X de geração intermediária.
Gostou? Compartilhe!
PS5 Xbox Series
(Imagem: Divulgação)
Publicidade

A editora de Grand Theft Auto, Take-Two Interactive, comentou os recentes rumores sobre a variante Pro do PlayStation 5 e a possibilidade de um novo console Xbox de geração intermediária. Esta visão da indústria segue mais uma onda de alegações internas de que o PlayStation 5 Pro está em desenvolvimento ativo.

Os rumores de um modelo atualizado do PS5 já existem há anos, com um dos últimos relatórios sobre o assunto alegando que os kits de desenvolvimento do PS5 Pro começarão a ser enviados para desenvolvedores no segundo semestre de 2023. As alegações de que a Microsoft está preparando uma atualização de geração intermediária semelhante para o Xbox Series X/S não foram tão prevalentes, embora ainda tenham surgido em uma ocasião ao longo do ano passado.

Em uma teleconferência antes do último relatório de lucros da Take-Two, o CEO Strauss Zelnick foi questionado se espera ver outra rodada de hardware iterativo na veia do PS4 Pro e Xbox One X durante esta geração de consoles. O executivo disse que “provavelmente” será o caso, acrescentando que a editora de Grand Theft Auto não espera que o PS5 Pro ou um console Xbox de geração média tenham um impacto significativo em seus lucros. Até porque nem o PS4 Pro nem o Xbox One X afetaram “muito” os negócios da Take-Two, explicou.

Continua depois da Publicidade

Mesmo que a intuição de Zelnick se mostre correta, é discutível se as atualizações de PS5 e Xbox Series X/S de geração intermediária estão realmente no horizonte. Até porque a indústria só recentemente começou a fazer a transição da fase cross-gen, como sublinhado pelo fato de até os títulos first-party da Sony, como Gran Turismo 7 e God of War Ragnarok, terem sido maioritariamente lançamentos de geração cruzada até este ano.

Acredita-se que a decisão da empresa de continuar apoiando o PS4 tenha sido influenciada pela escassez de semicondutores induzida pela pandemia, que inibiu as vendas do PS5 por esses anos, impedindo a Sony de atender à demanda dos consumidores pelo sistema.

O ecossistema da Microsoft está em uma situação semelhante, já que a maioria dos próximos jogos do Xbox Series X/S também estão programados para serem lançados para o Xbox One, com Starfield sendo a exceção de maior destaque.

É duvidoso se a Sony e a Microsoft podem justificar investimentos de curto prazo em novas linhas de produção para consoles revisados, dado que seus sistemas mais recentes quase não têm títulos exclusivos que levem seu hardware ao limite em primeiro lugar.

Além disso, o PS4 Pro e o Xbox One X seduziram os consumidores com a promessa de jogos 4K, algo que seus sucessores oferecem por padrão. Uma hipotética atualização intermediária para o PlayStation 5 ou Xbox Series X careceria de um ponto de venda técnico comparativamente significativo.

E enquanto o Xbox Series S é limitado a 1440p na maioria dos jogos, o Series X já cumpre o papel de seu homólogo “Pro”. Resta, portanto, saber que tipo de vantagens Sony e Microsoft pretendem oferecer desta vez, assumindo que Zelnick se mostra correto ao pensar que ambas as empresas estão planejando revisar seus sistemas durante a atual geração de consoles.

Via: Game Rant/Twitter

CONTEÚDO RELACIONADO