The Sims real? Bill Gates acredita que em 3 anos reuniões de trabalho acontecerão no metaverso

Bill Gates faz uma abordagem importante sobre o futuro do Metaverso, o trabalho da Microsoft e a parceria com Mark Zuckerberg.

Publicado em 15/12/2021 14:23
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Em uma postagem de fim de ano no blog pessoal de Bill Gates, o cofundador da Microsoft incluiu uma previsão sobre o futuro do trabalho e como ele poderia ser mudado pela ascensão do metaverso, os mundos virtuais sendo construídos por empresas de tecnologia como a Meta (Facebook) e Microsoft, onde os usuários poderão trabalhar, jogar e socializar.

Gates observa que a pandemia Covid-19 já “revolucionou” o local de trabalho, onde a maioria das pessoas ficou em home office, com mais empresas do que nunca oferecendo flexibilidade para funcionários que desejam trabalhar remotamente. “Essas mudanças só vão se intensificar nos próximos anos”, escreveu Gates, e ele afirmou que o trabalho remoto só puxará mais pessoas para o metaverso.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

“Nos próximos dois ou três anos, prevejo que a maioria das reuniões virtuais passará das grades de imagens de câmeras 2D… para o metaverso, um espaço 3D com avatares digitais”, escreveu Gates em seu blog. Essa visão em grade bidimensional que Gates descreve, e que ele compara ao game show Hollywood Squares, é o que você obtém atualmente com a maioria das plataformas de videoconferência, como Zoom ou Microsoft’s Teams.

Enquanto isso, no metaverso, você teria um avatar 3D que seria capaz de participar de reuniões em um espaço de escritório virtual ou outro destino, onde poderia interagir com os avatares de seus colegas de trabalho. “A ideia é que você acabe usando seu avatar para se encontrar com pessoas em um espaço virtual que reproduz a sensação de estar em uma sala real com elas”, escreveu Gates. Mas – sem jeito – Gates disse que os usuários terão que usar fones de ouvido de realidade virtual e / ou óculos para fazer isso.

Gates, que deixou o conselho da Microsoft em 2020, acrescenta que sua ex-empresa está trabalhando para adicionar avatares 3D e outros elementos amigáveis ao metaverso em seu software de trabalho Teams. E o Teams pode até ter uma rampa clara para o metaverso, agora que a Microsoft está fazendo parceria com Mark Zuckerberg e Meta para tornar a rede social Workplace deste último para empresas compatível com o Teams.

Claro, Gates observa que levará tempo e boa vontade dos usuários e seus empregadores antes que sua visão de um local de trabalho virtual no metaverso se torne realidade. Em primeiro lugar, empresas de tecnologia como a Meta, e até plataformas de jogos como Roblox e o Minecraft da própria Microsoft, ainda estão desenvolvendo os mundos virtuais que formarão o metaverso.

Gates também admite que, para “capturar com precisão suas expressões, linguagem corporal e a qualidade de sua voz”, as pessoas precisarão de dispositivos de tecnologia caros, como fones de ouvido de RV e talvez até luvas de captura de movimento. “Ainda há algum trabalho a fazer”, mas não demorará muito para que o metaverso comece a fazer o trabalho remoto parecer um pouco menos remoto, escreveu. “Estamos nos aproximando de um limite em que a tecnologia começa a replicar verdadeiramente a experiência de estarmos juntos no escritório”, afirmou Gates.

Em sua postagem no blog, o filantropo, ativista do clima e defensor da saúde pública não apenas expressou seu entusiasmo sobre como um futuro cada vez mais digital afetará a maneira como trabalhamos, aprendemos e até mesmo visitamos o consultório médico – ele também abordou vários outros tópicos, incluindo nosso progresso no combate à pandemia de Covid-19, luta contra a mudança climática, suas preocupações com o aprofundamento das divisões políticas da América e até mesmo seu divórcio neste ano de 2021.

Via: CNBC/Fortune/Business Insider/Gates Notes
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Produtos recomendados

HD EXTERNO

Comprar

CONTROLES

Comprar

CONSOLES

Comprar

ACESSÓRIOS

Comprar

CADEIRA GAMER

Comprar

HEADSET

Comprar